SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HFOD0613OSQB5EKP4
Z7_086423G03HFOD0613OSQB5EKP7

Centro de Estudos da Favela, projeto financiado pela Fapesp, é lançado na UFABC, em São Bernardo

-

08/10/2024
Foto ilustrativa

Centro de Estudos da Favela, projeto financiado pela Fapesp, é lançado na UFABC, em São Bernardo

Secretário Vahan Agopyan participou da solenidade; Cefavela pretende ampliar a comprensão das dinâmicas desses territórios

Na tarde de ontem (7), o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, participou do lançamento do projeto Cefavela (Centro de Estudos da Favela), que é o primeiro financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa) na Universidade Federal do ABC (UFABC). A solenidade ocorreu na própria universidade, em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista. O objetivo do projeto é ampliar a compreensão das dinâmicas territoriais das favelas e as formas de reprodução de desigualdades espaciais, assim como dos limites e potenciais de programas e políticas de melhoria desses territórios no contexto urbano contemporâneo.

O Cefavela é um dos novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fapesp, entidade estadual vinculada à SCTI. Por meio de uma abordagem interdisciplinar e multiescalar, o Cefavela atuará no desenvolvimento de pesquisas, formação de recursos humanos, transferência de tecnologia e difusão de conhecimento para a sociedade sobre as favelas, em articulação com diversas instituições, movimentos e organizações. As atividades já se iniciaram com a divulgação do primeiro edital para seleção de pós-doutorandos para atuar no projeto. Os nomes dos aprovados devem ser revelados em novembro próximo.

Os centros de pesquisa nas universidades são a solução para os problemas da sociedade. O modelo de Cepid, por meio da Fapesp, é um grande avanço para a apresentação de propostas de políticas públicas conscientes e consistentes para o Estado de São Paulo , afirmou o secretário Agopyan.

Não é por acaso que o Cefavela se instala na UFABC. A universidade conta com um projeto pedagógico único e interdisciplinar e foi a primeira do país a criar um curso de graduação na área de Planejamento Territorial, que reúne um conjunto de cientistas focados no tema da urbanização e das dinâmicas territoriais nas favelas?, destacou Jeroen Johannes Klink, diretor do Centro e professor da UFABC.

Dácio Matheus, reitor da universidade, recepcionou as várias autoridades e representantes de movimentos sociais que estiveram presentes na solenidade de ontem. Todos destacaram a importância de um centro de pesquisa que fará estudos de ponta sobre as favelas, criando uma base de dados inédita sobre esses territórios.

Complementary Content
${loading}