SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HFOD0613OSQB5EKP4
Z7_086423G03HFOD0613OSQB5EKP7

Romero Tori é o novo diretor acadêmico da Univesp

Engenheiro, professor da USP e renomado pesquisador possui diversos trabalhos voltados à educação a distância, realidade virtual, metaversos, tecnologias imersivas, design e interação na educação e saúde

14/04/2025
Foto ilustrativa

Natural de São Paulo, o professor doutor Romero Tori assume nesta segunda-feira (14/04), a Diretoria Acadêmica da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), a maior instituição pública do Brasil, em relação ao número de alunos matriculados na graduação. Para Tori, fazer parte do time Univesp é uma oportunidade única de retribuir à sociedade a formação que recebeu. “Eu sempre frequentei 100% de escolas públicas, desde a educação infantil até a pós-graduação. Na Univesp, ajudarei a levar educação digital, gratuita, inovadora e de qualidade, a quem dela precisa, rompendo barreiras e distâncias”, ressalta. 

Tori é engenheiro, docente associado Nível 3 da Escola Politécnica da USP e renomado pesquisador, com diversos trabalhos voltados à educação a distância, realidade virtual, metaversos, tecnologias imersivas, design e interação na educação e na saúde. Ele também é conhecido no meio educacional por sua atuação em associações acadêmico-científicas, como palestrante e por publicações, entre elas o livro “Educação sem Distância”, que é uma das principais referências em tecnologia e mídias na educação.

O pesquisador também é bolsista de produtividade nível 2 do CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, na área de Tecnologias Educacionais. É membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Design da FAU/USP e Professor do Curso de Pós-graduação a Distância "Computação Aplicada à Educação", do ICMC/USP. De 2022 a 2024, foi presidente do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) e coordenou o Comitê Técnico-Científico do CIAED 2023 e CIAED 2024. Desde 2019 faz parte do Conselho da Bett Brasil (nova denominação do tradicional evento Educar/Educador).

No Centro Universitário Senac, já assumiu as posições de coordenador institucional do programa de iniciação científica, tecnológica, artística e de inovação (2007 a 2016), coordenador de Pesquisa em Comunicação, Artes e Tecnologia (2003 a 2016), editor da Revista Científica Iniciação (2012 a 2017), membro do grupo de criação e implantação do Programa de Pós-graduação em Design (2004 a 2006) e membro de diversos comitês de coordenação de cursos e de pesquisa (graduação e pós).

Ao longo de sua carreira, desempenhou as funções de avaliador de cursos de graduação pelo Inep/MEC. Foi coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade Paulista e participou, como consultor, na criação, reestruturação e implantação de cursos na área de computação em várias instituições de ensino superior, entre eles o curso de graduação em Sistemas de Informação da Faculdade Rio Branco. Foi presidente da Comissão Especial de Realidade Virtual da Sociedade Brasileira de Computação - SBC e membro do Conselho Deliberativo da Escola do Futuro da USP, além de ter participado da organização de diversos congressos científicos. Veja o currículo do professor Tori completo em Currículo Lattes e suas publicações e citações no Google Acadêmico.

Complementary Content
${loading}